sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Curiosidades

  • Quando a noticia de que o principe-regente e sua comitiva desembarcariam no dia seguinte no Rio de Janeiro chegou ao ouvido dos cariocas, este povo iniciou uma festa que só termino no outro dia. Naquela noite, ninguém na cidade dormiu.
    As festas da vinda da família real portuguesa foram prolongadas durante 9 dias e 9 noites.
  • A viagem da corte portuguesa para o Brasil atrasou cerca de 40 horas, pois no dia 28, data que estava prevista a saída das naus do porto de Lisboa, o rio Tejo, passagem obrigatória para chegar ao Oceano Atlântico, encontrava-se em condições impossíveis para navegação.
  • Durante os 57 dias de viagem até o Brasil, a nau Afonso de Albuquerque, além de sofrer com a falta de alimentos e de água, passou por um surto de piolhos. Todas as pirucas dos nobres foram lançadas ao mar, e todas as tripulantes desta nau, inclusive a dona Carlota Joaquina, tiveram que raspar e untar suas cabeças com banha de porco.
  • Quando as mulheres portuguesas chegaram ao Brasil com suas cabeças raspadas usando turbantes, as cariocas pensaram que esta era a ultima moda na Europa e, então, rasparam suas cabeças também.
  • Com medo de encaram um povo desconhecido e como a nau do príncipe-regente ainda não havia chegado ao Rio de Janeiro, os tripulantes da nau Princesa do Brasil, entre eles as duas irmãs da rainha D. Maria I, já muito velhas, não desembarcaram e permaneceram no navio durante 30 dias a espera de D. João.
  • Quando a família real chegou ao Rio de Janeiro não encontrou numero suficiente de alojamentos disponíveis para abrigar as 15 mil pessoas que vieram de Portugal. O príncipe-regente, então, decretou que as melhores casas da cidade fossem cedidas àqueles que não possuíam casa ainda. A casa que fosse solicitada seria carimbada na porta com as iniciais PR (Príncipe-Regente), mas que pelo povo ficaram conhecidas como “Ponha-se na rua".
  • A Real Biblioteca portuguesa, antes da vinda da Família Real portuguesa para o Brasil, possuía um incrível acervo com cerca de 60000 volumes. Ela era vinte vezes maior do que o da Biblioteca Thomas Jefferson em Washington, que é, hoje, a maior biblioteca do mundo. Porém, todo este acervo foi esquecido no porto de Lisboa no momento da “fuga” para o Brasil, mas parte deste, dois anos depois, seria enviada para o Rio de Janeiro.

Bibliografia:

Nenhum comentário: